O mercado está ficando cada vez mais acirrado, e uma das formas de aumentar a competitividade é investindo em tecnologias, que, além de modernizarem e otimizarem as operações da empresa, permitam reduzir custos. Pensando nisso, muitas organizações estão apostando na videoconferência, usando sistemas de áudio e vídeo em salas de reunião modernas.

Se você oferece os serviços de montagem e monitoramento desses ambientes, pode ter, agora, um bom momento para expandir suas operações. Gostou da ideia? Então, descubra por que é importante ter uma sala de reuniões estruturada na empresa e quais equipamentos pode usar para criar videoconferências com sucesso!

apresentacao-audio-video-reuniao-infraestrutura

Qual a importância de a empresa ter uma sala de reuniões?

A sala de reuniões é muito importante para a discussão, em grupo, de resultados, metas e projetos futuros. Porém, se a empresa tiver filiais regionais, exige a presença dos representantes no local uma vez por mês, em média. Já imaginou quanto tempo e dinheiro com locomoção isso gasta?

Nesse cenário, se você oferecer uma estrutura, com os equipamentos e componentes certos, permitirá que as empresas realizem encontros a distância, via internet, economizando recursos para reinvestir no negócio. Ou seja, além de tornar as empresas mais produtivas, a videoconferência ajuda a reduzir altos custos com viagens, hospedagens, transportes locais e alimentação dos profissionais.

Por que usar sistemas de áudio e vídeo em salas de reunião modernas?

Para montar um sistema de videoconferência eficiente, você precisa contar com recursos de multimídia específicos. Afinal, você não quer ruídos na comunicação, não é mesmo? Isso poderia levar a interpretações equivocadas e gerar ações fora do previsto. Então, além de investir em sistemas de áudio e vídeo para modernizar as salas de reuniões, verifique a qualidade dos equipamentos, softwares e outros componentes que trabalham regularmente.

Com relação ao software, enfatizamos que é importante utilizar aqueles que entregam automação de processos, pois eles auxiliam na realização de instalações, na identificação de interferências e no ajuste de qualidade de som e imagem antes e durante a transmissão. Ou seja, ele cria um elo entre os equipamentos integrando-os em um único sistema de controle, o que facilita o uso das tecnologias nas salas de reuniões.

Quais equipamentos são utilizados para aplicar a tecnologia?

Existem equipamentos modernos e específicos para você transformar as salas de reuniões também em salas de videoconferências. Os principais são:

  • sistema de videoconferência;
  • monitores touch interativos;
  • painéis com conectores HDMI e USB para a mesa de reunião;
  • sistema de automação;
  • projetores de imagens;
  • câmera de vídeo;
  • caixas de som;
  • cabos de rede;
  • microfones.

É essencial não esquecer que pensar em uma infraestrutura eficiente vai além dos recursos de multimídia, envolvendo a acústica do ambiente. Dedicar um tempo à pesquisa das reais necessidades dos clientes pode possibilitar a implementação de recursos com as tecnologias certas, fornecendo uma experiência de trabalho única aos gestores e aos colaboradores das empresas atendidas.

Dessa forma, um dos cuidados mais importantes a serem tomados tem relação com a qualidade dos equipamentos e a verificação de compatibilidade entre eles.

– Por que investir em áudio e vídeo para salas de reunião modernas? Disponível em: <https://www.profissionaisti.com.br/2019/11/por-que-investir-em-audio-e-video-para-salas-de-reuniao-modernas/>. Acesso em: 27.novembro. 2019.