Espalhe o futuro!

20161205150746_660_420

O supermercado do futuro não deverá ter mais filas no caixa. Na verdade, ele não deverá nem mesmo ter caixa. É o que tenta provar a Amazon, com um novo conceito de mercado, chamado de Amazon Go. Trata-se de uma loja física, prevista para abrir em 2017, que permitirá que os clientes simplesmente entrem no estabelecimento, peguem o que precisem e saiam, sem precisar passar por um processo de checkout das compras.

O sistema funciona de modo muito simples para o comprador. Ao entrar na loja, basta se autenticar com um aplicativo na porta. A partir daí a pessoa está livre para pegar o que quiser. Ao sair, o aplicativo debita o preço dos produtos adquiridos na conta da própria Amazon.

Por trás desta simplicidade, há processos tecnológicos refinadíssimos e complexos. A empresa explica que usa visão de computador, algoritmos de aprendizado profundo e fusão de sensores para reconhecer o que o cliente colocando em sua sacola.

Ao pegar algo de uma prateleira, o sistema que a Amazon chama de “Just Walk Out Technology” (“Tecnologia Apenas Saia”) entende o que o consumidor pegou e coloca aquela informação em um carrinho de compras virtual. Se o cliente optar por colocar aquele item de volta na prateleira, o sistema também entende, e cancela aquela compra. Ao sair da loja, a compra é concluída e o valor debitado.

A loja de 167 metros quadrados já está aberta, mas por enquanto apenas para funcionários da Amazon em Seattle, nos Estados Unidos. A empresa prevê uma inauguração completa no início do ano que vem.

 

– Mercado do futuro permite sair da loja sem pegar fila no caixa. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/mercado-do-futuro-permite-sair-da-loja-sem-pegar-fila-no-caixa/64411>. Acesso em: 06 dez. 2016.


Espalhe o futuro!