Espalhe o futuro!

Usuário sobreviveu graças ao recurso de detecção de queda grave do smartwatch.

Por Giovana Guerra, para o TechTudo

23/06/2020

Apple Watch salva vida de idoso de 92 anos que caiu da escada

Apple Watch foi responsável por salvar a vida de mais um usuário dos Estados Unidos. Desta vez, foi um idoso de 92 anos que caiu de uma escada a uma altura de aproximadamente seis metros. De acordo com a emissora KETV, o fazendeiro Jim Salsman foi resgatado devido à função de detecção de queda grave, que mandou um alerta ao serviço de emergência da região.

Graças ao recurso do relógio inteligente da Apple, os bombeiros localizaram a vítima por meio do GPS e conseguiram prestar socorro. O caso aconteceu há cerca de um mês, mas só veio a público na última semana (19). Dados recentes indicam aumento da busca por relógios inteligentes ao redor do mundo.

Apple Watch foi responsável por salvar vida de idoso de 92 anos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Apple Watch foi responsável por salvar vida de idoso de 92 anos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Salsman conta que subiu em uma escada de madeira para espantar pombos do silo, mas o vento forte provocou sua queda. Já no chão, o idoso tentou usar a assistente virtual Siri para buscar ajuda, mas o detector de queda já havia acionado o Corpo de Bombeiros Voluntário da cidade de Grant, em Nebraska.

Um mês após o acidente, o fazendeiro permanece internado. O idoso se recupera de uma fratura no quadril e de outras lesões causadas pelo acidente. Salsman afirma que não teria sobrevivido sem a função de detecção de queda grave. Em abril deste ano, o recurso que está disponível desde o Apple Watch 4 também foi responsável pelo resgate de um homem no Arizona.

A função é ativada por padrão para usuários acima de 65 anos, mas pode ser acionada manualmente por pessoas de qualquer faixa etária. Além de alertar as autoridades, ainda é possível adicionar um contato de emergência, que receberá uma mensagem de texto e um mapa informando o local do acidente.

👉 Saiba como usar a detecção de queda do Apple Watch

Aviso de queda grave no Apple Watch 5 — Foto: Reprodução/Apple com Arte/TechTudo

Aviso de queda grave no Apple Watch 5 — Foto: Reprodução/Apple com Arte/TechTudo

A procura por relógios smart cresceu no começo deste ano. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, as vendas de smartwatches registraram um aumento de 12% no primeiro trimestre de 2020. Dentre diversos recursos, os dispositivos se destacam pelas funções ligadas à saúde, como medidor de frequência cardíaca e monitores de respiração.

No início deste ano, um usuário brasileiro descobriu uma doença no coração graças ao Apple Watch 5. O publicitário Jorge Freire foi avisado pelo relógio que estava com batimentos cardíacos atípicos e foi ao hospital. Após ser atendido, foi confirmado o quadro de taquicardia.

Jorge Freire registrou seus batimentos cardíacos após receber cuidados médicos — Foto: Reprodução

fonte:https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/06/apple-watch-salva-vida-de-idoso-de-92-anos-que-caiu-da-escada.ghtml


Espalhe o futuro!
WhatsApp chat

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0