Espalhe o futuro!

“Uma pegadinha vinda do fórum 4chan diz que, se você mudar a data de um iPhone 5s ou superior para 1º de janeiro de 1970, ele vai exibir um logotipo retrô da Apple. Na verdade, isso faz o dispositivo travar de tal forma que é preciso resetar a data – o que não é fácil.

O bug foi inicialmente publicado no Reddit, e depois usado em uma pegadinha do 4chan: uma imagem diz que mudar a data do iPhone faz você “voltar no tempo com um tema clássico do Macintosh”. Era só reiniciar o dispositivo e “se preparar para uma viagem louca!”.

pegadinha 4chan iphone 1970

O que acontece, no entanto, é que o iPhone fica travado no logotipo (atual) da Apple:

Mudar a data do iPhone não é fácil: você precisa ir em Ajustes e rolar várias vezes por uma lista de datas (não dá para apenas digitar “1970”, por exemplo). Mas o bug existe, e é grave.

Para reverter a data, há duas opções: remover a bateria, o que é um problema em dispositivos da Apple; ou deixar a bateria acabar sozinha, o que é demorado. O fórum da Apple sugere outra alternativa: ativar o modo DFU e restaurar o aparelho, apagando todos os dados (eles podem ser recuperados depois a partir de um backup). No entanto, este método não funciona para todo mundo.

Por que isso acontece? Tom Scott, do YouTube, explica. Para começar, Scott dá uma lição rápida sobre a Era Unix: ela começou em 1/1/1970, e essa data tem valor interno 0 (zero) em um sistema Unix.

No iPhone, o tempo é exibido como um número inteiro, representando a quantidade de segundos desde o início da era Unix. Se você redefine a data para 1º de janeiro de 1970, o valor se torna 0.

Aí vem o problema: se o iPhone está no momento zero, e tenta exibir um horário anterior a zero – por exemplo, numa mensagem que você recebeu há algumas horas – ele irá gerar um número negativo, o que provoca um travamento. (Vimos um erro semelhante no Facebook, que mostrava amizades de “46 anos atrás”.)

Ative as legendas em português clicando na engrenagem e depois em “Legendas/CC”.

Esta é apenas uma teoria, porque a Apple ainda não confirmou (e talvez jamais confirme) o que causa o erro.

O bug afeta apenas dispositivos iOS modernos: iPhone 5S/6/6 Plus/6s/6s Plus, iPad Air 1 e 2, iPad Mini 2 e 3, mais o iPod touch de sexta geração. Por quê? Segundo o Ars Technica, isto tem a ver com o processador de 64 bits presente nesses aparelhos:

O horário Unix é tradicionalmente armazenado como um número de 32 bits (o que vai causar alguns problemas em 2038), e especula-se atualmente que iPhones de 64 bits estão fazendo algo peculiar ao manusear horários do sistema que estão próximos de zero.

O bug do ano 1970 não é algo tão simples de se ativar: há um pouco de esforço necessário para definir uma data de quase cinco décadas atrás. Mas se você tiver um amigo (ou inimigo) com acesso fácil ao seu iPhone, melhor ficar esperto.”


Por que mudar a data em um iPhone para 1º de janeiro de 1970 trava o aparelho. Disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/bug-iphone-1970/> . Acesso em: 15 fev. 2016.


Espalhe o futuro!
WhatsApp chat

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0