Espalhe o futuro!

Hoje em dia a gente faz tudo pela internet: interage com outras pessoas nas redes sociais, acessa sites de notícias, faz serviços bancários, assiste filmes e até faz compras. Mas apesar de a internet ser muito segura hoje, a gente precisa tomar alguns cuidados para evitar riscos, né?

Dá uma olhada nessas dicas bem simples que eu trouxe para te ajudar:

  1. Senha
    Quando fizer cadastros, não coloque senhas fáceis de descobrir, como datas de aniversários, nomes de parentes, times de futebol ou sequencias numéricas, como 1234. Quanto mais difíceis forem as senhas, mais difícil é de descobrir! Uma boa dica é misturar letras e números e também colocar algum diferencial, como uma letra maiúscula, por exemplo.
    Também é muito importante não usar a mesma senha em vários sites. Procure ter uma senha diferente para cada cadastro novo e troque as senhas com regularidade. Se você for meio esquecido, não precisa se preocupar! Existem aplicativos, como o F-Secure Key, que te ajudam a gerenciar todas as senhas. O app tem uma senha para você entrar, então essa é a única que você vai ter que lembrar, porque todas as outras estarão guardadas nele.

    Reprodução

    Alguns navegadores oferecem a opção de deixar a senha salva. Não aceite, porque dá para ter acesso à senha escrita através do computador! E toda vez que for sair de um site que precise de senha, clique em “sair” ou “logout” para as suas informações não ficarem salvas no navegador.

  2. Mantenha tudo atualizado
    Outra dica importante é manter os softwares do computador e os antivírus sempre atualizados, para garantir que quando for baixar arquivos pela internet eles não estejam infectados por vírus que podem danificar seu computador.
    Existem várias opções de antivírus, alguns até com versões gratuitas, como o AVG, Avast e PC Analyzer. Eles fazem uma varredura no seu computador, páginas de internet e pen drives para prevenir o ataque de programas maliciosos. O mais legal é que alguns também têm versão para smartphone. Assim você consegue proteger todos os seus aparelhos!
  3. Segurança
    Olha só, quando for entrar em algum site de banco, veja se tem um cadeado verde na barra de endereço ou se o endereço começa com https. Isso significa que as suas informações estão seguras, tá?
  4. E-mail
    Sempre desconfie de e-mails e mensagens enviados por remetentes desconhecidos e tenha cuidado quando for clicar em links compartilhados nas redes sociais e também por e-mail, pois eles podem ter algum tipo de vírus.
  5. Wi-Fi
    Por último, evite se conectar a redes públicas de Wi-Fi que são oferecidas em lojas, bares, restaurantes e shoppings. Elas podem não ser seguras o suficiente para acessar informações pessoais ou do trabalho.

Todo cuidado é pouco, não é mesmo?

Prontinho! Seguindo esses passos você pode navegar tranquilo. Use a #LuExplica para falar comigo nas redes sociais se tiver alguma dúvida, tá?

 

– 5 dicas simples de segurança na hora de navegar na internet. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/lu-explica/noticia/5-dicas-simples-de-seguranca-na-hora-de-navegar-na-internet/59468>. Acesso em: 22 jun. 2016.


Espalhe o futuro!
WhatsApp chat

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0